Você sabe o que é textualidade de gramaticabilidade?

Neste artigo quero explicar para vocês algo bastante importante para quem está começando a estudar para o vestibular e está desanimado com alguns conceitos difíceis que os professores têm usado em sala de aula. Dentre eles, temos textualidade e gramaticabilidade do texto.

TEXTUALIDADE

"Textualidade ou textura é o que faz de uma sequência linguística um texto e não uma sequência ou um amontoado aleatório de frases ou palavras. A sequência é percebida como texto quando aquele que a recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global. A coerência é que dá origem à textualidade."

KOCH, Ingedore C. V.;TRAVAGLIA.

Como se observa, textualidade é a condição fundamental que distingue um amontoado de frases de um texto, lembrando que um mero amontoado de frases ou de palavras não é capaz de produzir sentido e esta é mais uma competência que abordo no meu site Redação Nota 1000 (clique aqui para ler). A textualidade é dada principalmente pela coerência textual, mas não podemos deixar de apontar alguns outros elementos textuais, como coesão, intencionalidade, intertextualidade e condições de interlocução.



A GRAMATICALIDADE DO TEXTO

Os falantes de uma língua adquirem natural e gradativamente o conhecimento necessário para usar a língua da comunidade a que pertencem, cuja estrutura já tem, predeterminados convencionalmente, os signos linguísticos e as possibilidades de combinação entre eles, o que permite a comunicação. À soma dos conhecimentos linguísticos de uma língua chamamos gramática.

Por conhecermos a gramática de uma língua, conseguimos associar uma sequência de sons a um conceito, distinguimos palavras e construímos frases, escolhendo as palavras e a ordem adequada dessas palavras no enunciado para nos comunicar. Trata-se, pois, de uma gramática natural da língua que permite ao falante nativo entender enunciados e fazer-se entender por meio deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
Os comentários deste blog são moderados.
Só serão publicados os comentários que EU quiser
Não serão aceitos comentários que contenham links externos