Descomplica ensina classe de palavras

exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Na prova do Enem cada matéria terá questões com diferentes níveis de dificuldade: baixo, médio e alto. A correção das provas do Enem 2017 levará em conta tais níveis, além do número de acertos. Quem chutar muitas questões, acertando mais perguntas difíceis do que fáceis, por exemplo, será mais penalizado do que aqueles que apresentarem uma resolução mais consistente, com uma maior quantidade de acertos nas fáceis do que nas difíceis. Por isso mesmo que é tão importante estudar as diversas classes de palavras e a análise sintática. Veja um pouco mais disso nos exercícios abaixo.

Muitas atividades de classes de palavras

1 – As palavras da língua podem ser classificadas das mais diferentes maneiras, dependendo do critério que se tem em vista. Observe, por exemplo, o seguinte conjunto:

Partida, sair, movimento, fuga, fugir, saída, partir, movimento.

Classifique essas palavras de acordo com o seguinte critério.

a) Palavras que fazem o plural com o acréscimo de ( S) .

b) Palavras que não fazem o plural com o acréscimo de ( S ).

2 – Observe a lista de palavras a seguir e, usando o critério de combinação sintática, preencha os espaços vazios com os quantificadores tão (invariável) e tanto ( tanta, tantos, tantas)

a) Nunca vi ________________ pessoa num só local.

b) A lua estava _________________ brilhante que a noite parecia dia.

c) Poucas ruas estavam ___________________ enfeitadas.

d) Ninguém comprava um livro com ___________________ erros.

e) Todos estão protestando com juros _________________ altos.

f) Ele tem _______________ amizades, que já perdeu a conta.

3 – “O descanso anual está previsto na legislação do trabalho e o trabalhador não deve abrir mão dele.”

Permute descanso por férias e reescreva o trecho todo fazendo apenas as alterações necessárias pela troca.

4 – (UFV-MG) O plural dos substantivos compostos está correto em todas as alternativas, exceto:

a) Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os.

b) Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.

c) As aulas serão dadas às segundas-feiras.

d) Há muitos beijas-flores no meu quintal.

Justifique

5 – Observe o seguinte trecho:

O luar quando bate na relva

Não sei que cousa me lembra

Lembra-me a voz da criada velha

Contando-me contos de fadas.

Fernando Pessoa

Se em vez de criada velha, escrevêssemos velha criada, haveria alteração de sentido? Explique sua resposta.

6 – (IMS-SP) “Aquele é um remédio que não tem cheiro, não tem cor e cujo rótulo não se pode ler.”

Os adjetivos que podem substituir as expressões destacadas são respectivamente:

a) Incheirável, descolorido, ilegível.

b) inodoro, incolor, ilegível.

c) inodor, descolor, ilegível.

d) inodoro, incolor, inlegível.

e) desnodoro, descolor, inelegível.

Justifique:

7 – Em apenas uma das alternativas a seguir, o plural não se pronuncia com a vogal tônica aberta (ó):

a) caroços

b) fossos

c) miolos

d) desportos

e) esposos.

Justifique

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