Relações anafóricas e catafóricas no texto

Olá, tudo bem? tenho falado em meus sites a respeito de diversos assuntos relacionados à construção do texto dissertativo no vestibular, Enem ou mesmo nos concursos públicos em que se tenha de fazer uma redação. É muito importante que todo aluno domine este assunto visto que é uma das competências avaliadas pelo Enem, sistema de avaliação que serve, hoje, de porta de entrada para diversas universidades públicas e algumas privadas. Neste artigo, parte do conteúdo abordado em aulas do Descomplica em vídeo ajudará todos que desejam fazer textos melhores e almejam uma nota 1000 na redação.

Relações anafóricas e catafóricas

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio, um centro de excelência na área, procura ir além dos torneios. Há três anos, a instituição adotou o Projeto Vocação Científica, que vinha sendo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, e passou a ministrar cursos de verão para alunos do ensino médio. Os que se destacam são convidados a fazer estágios no Impa. "É verdade que nem todos conseguem acompanhar o ritmo, mas muitos, mesmo os que não ficam, saem daqui com outra visão da matéria", afirma o professor Paulo Cezar Pinto de Carvalho, do instituto. "Cumprimos o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ensino."

Disponível em: http://epoca.globo.com/edic/19990524/ciencia6.htm

Algumas palavras, também "vazias" de conteúdo semântico, podem não ter a sua referência no contexto extratextual, mas sim no contexto textual, isto é, no próprio texto da mensagem.
Observe o caso da palavra daqui no texto acima. Qual é seu referente? Onde o encontramos? O referente é o Impa, do Rio, e o encontramos no próprio texto. Trata-se de uma referência endofórica (end(o)- = dentro). Observe a diferença em relação ao daqui do texto anterior (nele, o referente estava fora do texto).

E mais: observando a posição do advérbio daqui, podemos perceber que ele aparece depois do referente. Em casos como esse, em que o referente é antecedente, temos uma referência anafórica.
Já no texto a seguir, a referência de daqui é diferente:

Nas vésperas da Páscoa, pesquisadores da Finlândia anunciam que comer chocolate durante a gravidez torna os bebés mais sorridentes e ativos. Mas médicos daqui do Brasil têm algumas ressalvas.

Disponível em: www.band.com.br/jband/edicaoo70404.asp.

Clique na imagem para vê-la maior

Nesse caso, o referente (Brasil) aparece depois do advérbio: trata-se de uma referência catafórica.
Essas referências textuais têm uma função muito importante: conferir coesão ao texto, na medida em que articulam e relacionam as informações presentes nele.

Vejamos agora um resumo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
Os comentários deste blog são moderados.
Só serão publicados os comentários que EU quiser
Não serão aceitos comentários que contenham links externos